História de Resplendor
O desbravamento da região do atual município de Resplendor tem início na segunda metade do século XIX. A região até então era habitada exclusivamente pelos índios Aimorés, que resistiram fortemente às imposições dos civilizados, ao contrário da maioria dos povos indígenas de outros lugares. No entan
Publicado em 01/01/2016 17:25 - Atualizado em 17/11/2020 17:23
O desbravamento da região do atual município de Resplendor tem início na segunda metade do século XIX. A região até então era habitada exclusivamente pelos índios Aimorés, que resistiram fortemente às imposições dos civilizados, ao contrário da maioria dos povos indígenas de outros lugares. No entanto, o francês Guido Marlière consegue obter uma civilização da etnia. Por volta de 1880, o coronel Manoel Gonçalves de Morais Carvalho toma posse de uma sesmaria, tendo repassado as terras a outros indivíduos e juntamente a estes deu início ao desenvolvimento da agricultura.
Dado o desenvolvimento populacional e econômico, pela lei estadual nº 556, de 30 de agosto de 1911, cria-se o distrito de Resplendor, subordinado a Caratinga, sendo transferido para o então recém-criado município de Aimorés em 18 de setembro de 1915. O nome recebido pela localidade deve-se ao forte reflexo gerado por uma montanha ao ser iluminada pela luz do sol. No final da década de 1910 a localidade passa a ser atendida pela Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM),dando progresso à economia local e colaborando com o desenvolvimento, sendo que o núcleo urbano estabeleceu-se ao redor da estação ferroviária. O distrito emancipa-se pelo decreto-lei estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938.
Quando emancipado, Resplendor era constituído de três distritos, além da sede, sendo eles Bom Jesus, Eme e Itueta. Bom Jesus passou a denominar-se Bom Pastor em 31 de dezembro de 1943. Pela lei nº 336, de 27 de dezembro de 1948, criam-se os distritos de Santa Rita do Itueto (ex-povoado) e Calixto (a partir do povoado de Santo Antônio da Fortaleza), emancipa-se o distrito de Itueta e Eme passa a denominar-se Independência e em 12 de dezembro de 1953 cria-se o distrito de Nicolândia a partir do povoado de Barra de Santa Cruz. Pela lei estadual nº 2.764, de 30 de dezembro de 1962, cria-se o distrito de Campo Alegre de Minas e Santa Rita do Itueto é elevada à categoria de município. Atualmente, restam cinco distritos: Bom Pastor, Calixto, Campo Alegre de Minas, Independência e Nicolândia, além do Distrito-Sede.
Fonte: Wikipédia
por Câmara Municipal de Resplendor - MG